Polícia holandesa treina águias para capturar drones.

Águias em ação

A Polícia Nacional Holandesa em parceria com uma empresa que treina aves de rapina, decidiu iniciar uma abordagem bastante incomum para a captura de drones clandestinos. Enquanto outros tentaram redes, a abordagem holandesa é treinar essas aves para que tratem o drone como uma presa.

A força policial disse que está testando outras soluções eletrônicas e físicas, mas por enquanto as águias estão sendo treinadas para identificar e capturar os drones.

Elas são boas em interceptar outras criaturas voadoras, e o vídeo (em holandês) prova muito bem essa capacidade.

No futuro, drones serão cada vez mais utilizados e consequentemente o número de incidentes com drones irá aumentar. Drones também podem ser utilizado para fins criminosos. Neste momento, a polícia está trabalhando e pesquisando maneiras de prevenir o uso deste equipamento de forma ilegal.

“Há situações em que drones não estão autorizados a voar. Isto tem quase sempre a ver com a segurança”, disse Mark Wiebe, Gerente de Inovação da Unidade Nacional da Polícia.

“Você pode imaginar que as pessoas querem criar belas imagens de um evento com um drone, voando em cima da multidão. Se o drone cai do céu, pode ser perigoso para as pessoas.”

Durante uma demonstração na sexta-feira, a polícia mostrou como isso funciona na prática. Uma vez que a águia é treinada para voar em direção aos drones, ela o agarra e o derruba.

Wiebe: “O pássaro vê o drone como presa e o leva para uma área segura.”

Em poucos meses, a polícia decidirá definitivamente se o uso de aves de rapina é uma forma adequada para evitar o uso inadequado de drones.

Vídeo completo

[ Netherlands National Police via Reddit via IEEE Spectrum] via Gizmodo

Comments